GESTÃO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO A DISTÂNCIA EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR BRASILEIRA SOB A ÓTICA DOS FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO
Resumo
Este artigo tem como objetivo identificar os Fatores Críticos de Sucesso (FCS) da gestão da aprendizagem dos cursos de graduação a distância de uma Instituição de Ensino Superior no Brasil, no caso, a Universidade Federal do Ceará - UFC Virtual, na visão de seus principais atores e sujeitos, ou seja, gestores acadêmicos, alunos e professores/tutores. Aborda como fundamentação teórica aspectos conceituais sobre gestão da aprendizagem, como também apresenta o cenário do EaD no Brasil e as políticas publicas da educação dando ênfase ao programa da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Caracteriza-se como uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, utilizando questionário online como instrumento de pesquisa. A amostra foi composta por 4 gestores de cursos, 20 tutores e 50 alunos dos pólos (Fortaleza, Caucaia, Russas e Quixadá) matriculados nos últimos semestres dos cursos, perfazendo um total de 74 respondentes. Foram identificados 11 Fatores Críticos de Sucesso e a disponibilidade de biblioteca de apoio com material de apoio para o curso foi considerado o fator de maior relevância para o sucesso da gestão da aprendizagem. Conclui-se que a Coordenação Geral dos cursos em EaD precisa melhorar as condições de trabalho nos pólos e buscar meios de integração com os principais sujeitos da metodologia em EaD.
Palavras-chave
Educação a Distância. Gestão da aprendizagem. Fatores críticos de sucesso.
Texto completo:
PDFISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020