GESTÃO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO A DISTÂNCIA EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR BRASILEIRA SOB A ÓTICA DOS FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO

Raimunda Heveline Ribeiro, Sueli Maria Cavalcante, Wagner Bandeira Andriola, Antonio Barros Serra

Resumo


Este artigo tem como objetivo identificar os Fatores Críticos de Sucesso (FCS) da gestão da aprendizagem dos cursos de graduação a distância de uma Instituição de Ensino Superior no Brasil, no caso, a Universidade Federal do Ceará - UFC Virtual, na visão de seus principais atores e sujeitos, ou seja, gestores acadêmicos, alunos e professores/tutores. Aborda como fundamentação teórica aspectos conceituais sobre gestão da aprendizagem, como também apresenta o cenário do EaD no Brasil e as políticas publicas da educação dando ênfase ao programa da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Caracteriza-se como uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, utilizando questionário online como instrumento de pesquisa. A amostra foi composta por 4 gestores de cursos, 20 tutores e 50 alunos dos pólos (Fortaleza, Caucaia, Russas e Quixadá) matriculados nos últimos semestres dos cursos, perfazendo um total de 74 respondentes. Foram identificados 11 Fatores Críticos de Sucesso e a disponibilidade de biblioteca de apoio com material de apoio para o curso foi considerado o fator de maior relevância para o sucesso da gestão da aprendizagem. Conclui-se que a Coordenação Geral dos cursos em EaD precisa melhorar as condições de trabalho nos pólos e buscar meios de integração com os principais sujeitos da metodologia em EaD.

Palavras-chave


Educação a Distância. Gestão da aprendizagem. Fatores críticos de sucesso.

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ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020