A OFERTA DE CURSOS A DISTÂNCIA NO SETOR PÚBLICO: O MODELO DA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO FAZENDÁRIA - ESAF

Sylvana Karla da Silva de Lemos Santos, Kelly Ramos de S. Bitencourt

Resumo


A educação a distância tem sido a aliada na promoção da capacitação de servidores públicos. Como órgão da administração pública, a Escola de Administração Fazendária – Esaf tem acompanhado essa mudança e investido no aperfeiçoamento de um modelo pedagógico de oferta e gestão de cursos para atender às demandas dessa modalidade. Este artigo apresenta a metodologia e os processos que envolvem a oferta de cursos na Esaf, incluindo a seleção e formação dos tutores, divulgação, preparação do curso na plataforma, seleção e matrícula dos alunos, a documentação do curso, o acompanhamento, avaliação e elaboração do relatório pedagógico para o demandante. Dentre os diversos profissionais envolvidos nos processos de oferta dos cursos, o coordenador pedagógico é aquele que desempenha o papel de gestor da ação educacional, coordenando os demais integrantes da equipe para atender às necessidades do planejamento.

Palavras-chave


educação a distância; Esaf; modelo pedagógico; oferta

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ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020