“Espaço mágico”: uma prática de letramento estatístico com estudantes do segundo ano do Ensino Fundamental

Eliane Loureiro de Oliveira, Lais Karina de Freitas Pereira Silva, Maria Aparecida Jesus Mateus, Irene da Silva Coelho, Gerson Tenório dos Santos

Resumo


Este relato de experiência está vinculado a um projeto idealizado por três discentes da disciplina “A prática de letramento no Ensino                                                         Fundamental: múltiplos olhares” do Programa de Mestrado Profissional Práticas Docentes no Ensino Fundamental durante o módulo Letramento Estatístico e Matemático e posto em prática por uma das discentes (Lais Karina de Freitas Pereira Silva) num ambiente denominado “Espaço Mágico” no 2º ano do Ensino Fundamental dentro de uma escola da rede municipal de Santos. Considera-se de fundamental importância o ensino de Probabilidade e Estatística para que o indivíduo possa compreender o mundo que o cerca e assim transformá-lo. O objetivo geral do projeto foi introduzir o letramento e raciocínio estatístico para alunos do 2º do Ensino Fundamental, ampliando o domínio de outros letramentos, e os objetivos específicos foram: proporcionar uma aprendizagem significativa; incentivar e promover o protagonismo do estudante, bem como auxiliar na formação de um cidadão crítico e responsável. A proposta educacional está apoiada nos quatro princípios da sequência didática apresentada Cazorla e Utsumi (2010): a) Promover o desenvolvimento do pensamento estatístico; b) Propiciar a participação ativa dos alunos; c) Reconhecer a natureza das variáveis e seu tratamento estatístico e d) Incentivar o uso dos recursos tecnológicos. Acrescentamos que este trabalho possui o mérito de ser interdisciplinar, ao contemplar conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática. Ao término do projeto, os objetivos propostos foram atingidos, alinhando-se à literatura sobre o tema e aos documentos oficiais que regem a Educação Básica brasileira na atualidade, como a Base Nacional Comum Curricular e os Currículos Paulista e Santista, porém indo além desses, pois a BNCC, ao não considerar as realidades locais e da escola, não menciona o letramento estatístico. Confiamos que esta prática educacional pode subsidiar outros professoras e professores, assim como servir de base para novas investigações sobre a importância do trabalho com o letramento estatístico desde as primeiras séries do Ensino Fundamental para a construção de uma realmente crítica e participativa.

 

Palavras-chave:

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Letramento Estatístico; Estudo Estatístico; Educação Estatística; Ensino Fundamental; Anos Iniciais

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ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020