O PERFIL DO ESTUDANTE PARTICIPANTE DE UM PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA A DISTÂNCIA

Cristina Aparecida De Oliveira Pereira, Jeniffer Malcher da Costa Lima, Márcia Inês Schabarum Mikuska, Fátima Aparecida da Silva Dias, Maria Elisabette Brisola Brito Prado

Resumo


As pesquisas vêm mostrando a crescente oferta e procura por cursos de graduação desenvolvidos na modalidade a distância (EAD) e concomitantemente as Instituições de Ensino Superior (IES) que ofertam cursos EAD também buscam se aprimorar para oferecer ao estudante uma formação acadêmica que atenda as demandas atuais da sociedade. Desta forma, uma companhia Educacional oferece aos seus estudantes a possibilidade de participação em um Programa de Iniciação Científica e Tecnológica ofertado na modalidade EAD, denominado PICT-EAD. Esta pesquisa tem como objetivo identificar o perfil sociodemográfico e analisar as preferências/características de aprendizagem de um grupo de estudantes que participou do PICT-EAD, em sua fase inicial. Esta é uma pesquisa de natureza qualitativa, realizada com 125 participantes. A coleta de dados foi realizada em novembro de 2021, contendo 44 questões abertas e fechadas. Com a análise destes dados, identificamos uma crescente busca de adultos jovens, na faixa de 20 a 34 anos, dispersos geograficamente pelos diversos estados brasileiros, mas com predominância de residentes na região sudeste e nordeste. Esses estudantes buscam e aprendem por meio das diferentes possibilidades que a EAD oferece, seja por características mais tradicionais, como lendo materiais e ouvindo as teleaulas, ou ainda, com métodos mais autônomos, como fazendo a sua própria busca na Internet. Além disso, desenvolvem novas habilidades e geram novos conhecimentos por meio da pesquisa científica, que podem ser utilizados/ampliados em suas relações pessoais, profissionais, sociais e acadêmicas.

Palavras-chave


Educação a Distância; Tecnologias Digitais; Iniciação Científica

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ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020