AVALIAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO PARA O LETRAMENTO ESTATÍSTICO POR FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Tiago da Silva Gautério, Matheus Souza de Almeida, Emilly Joyce Alcântra da Silva, Cássio Cristiano Giordano, Mauren Porciúncula

Resumo


A importância do Letramento Estatístico para a compreensão do mundo e do exercício pleno da cidadania é preconizada pelas investigações no campo da Educação Estatística. Foi com esse pressuposto que elaboramos uma sequência de ensino (SE), a partir de uma abordagem exploratória, buscando trabalhar a temática em cena. Particularmente neste artigo, temos o objetivo de analisar a avaliação por futuros professores de Matemática de uma sequência de ensino para explorar as medidas de tendência central e a noção de dispersão. Para tanto, aplicamos um questionário, constituído por 14 questões fechadas e duas abertas, com nove discentes do curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública de Pernambuco. A partir dos dados produzidos, os categorizamos em três dimensões: (i) avaliação da SE quanto aos aspectos gerais, (ii) avaliação da SE no que refere-se à atividades propostas e aos conteúdos e (iii) avaliação da SE no que tange à viabilidade de aplicação ou adequação da mesma. Dentre os resultados, constatamos que, de modo geral, os licenciandos avaliaram positivamente o planejamento da SE. Entretanto, fizeram ponderações quanto ao tempo e à reordenação de algumas atividades. Em suma, reconhecemos a importância de outros encontros, para além da avaliação da SE, na formação inicial de professores, que propiciem reflexões e discussões mais específicas sobre o Letramento Estatístico.

Palavras-chave


Letramento estatístico. Formação inicial de professores de Matemática. Medidas de tendência central. Noção de dispersão.

Texto completo:

PDF


ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020