CONCEITOS RELACIONADOS À ESTATÍSTICA NO MOVIMENTO LÓGICO-HISTÓRICO: NEXOS E SUBSÍDIOS PARA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO

Bruno Silva Silvestre, Everton José Goldoni Estevam

Resumo


O artigo envolve a temática da formação de professores que ensinam matemática no contexto de uma organização de ensino com base no movimento lógico-histórico dos conceitos, orientado pela seguinte questão: que nexos conceituais da estatística contribuem para uma organização de ensino que se apresenta no movimento lógico-histórico dos conceitos? Busca-se, portanto, analisar o movimento lógico-histórico dos conceitos relacionados à estatística assumindo-o como subsídio para uma organização do ensino, com base na Teoria Histórico-Cultural, que fomente o desenvolvimento do pensamento teórico (estatístico). Assim, desenvolve-se um ensaio teórico capaz de demonstrar o movimento lógico-histórico dos conceitos de estatística na busca por elucidar os nexos conceituais inerentes à essa área de conhecimento para embasar a organização do ensino de matemática na educação básica. Nessa perspectiva, discute-se como resultados da revisão os nexos: captação de dados, síntese informacional, reconhecimento e demonstração de regularidades e estimativa/predição. Eles podem contribuir à formação de professores que ensinam matemática na educação básica para a organização de um ensino capaz de proporcionar condições de desenvolvimento do letramento estatístico e do pensamento teórico em superação ao pensamento empírico.


Palavras-chave


Movimento Lógico-Histórico. Nexos Conceituais. Formação de Professores. Organização do Ensino de Estatística.

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ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020