PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO PARA PROMOVER O LETRAMENTO ESTATÍSTICO E A ANÁLISE CRÍTICA DE INFORMAÇÕES NA ERA DIGITAL DE ESTUDANTES NA AMAZÔNIA MARAJOARA

Fernanda Angelo Pereira, Hermison Bruno Baia Palheta Palheta, Stephany Maria Pereira da Silva, Pedro José Florencio da Silva, Mauren Porciúncula

Resumo


Este artigo descreve uma proposta de uma Sequência de Ensino (SE) a ser implementada em uma escola localizada na Amazônia Marajoara no Estado do Pará, com o objetivo de investigar como estudantes do ensino médio analisam a veracidade das informações veiculadas na internet, especialmente em redes sociais. A pesquisa visa também avaliar a influência do gênero na quantidade de tempo gasto conectado e na percepção de informações. A SE foi projetada para promover o letramento estatístico dos estudantes, proporcionando uma compreensão aprofundada do processo de obtenção e construção da informação, bem como destacando a utilidade da estatística na análise, interpretação e comunicação dos resultados. A metodologia inclui a aplicação de questionários para coletar dados sobre o perfil de usuário dos estudantes em relação ao consumo de informações na internet, seguida de uma análise estatística unidimensional e bidimensional das variáveis. Os resultados esperados incluem uma melhoria significativa na capacidade dos estudantes de discernir a veracidade das informações online e uma maior conscientização sobre o fenômeno das notícias falsas. A SE em questão tem o potencial de contribuir para a formação de estudantes críticos e conscientes no ambiente digitalizado do século XXI.


Palavras-chave


Sequência de Ensino. Letramento Estatístico. Ciclo Investigativo. Desinformação.

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ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020