PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO PARA PROMOVER O LETRAMENTO ESTATÍSTICO E A ANÁLISE CRÍTICA DE INFORMAÇÕES NA ERA DIGITAL DE ESTUDANTES NA AMAZÔNIA MARAJOARA
Resumo
Este artigo descreve uma proposta de uma Sequência de Ensino (SE) a ser implementada em uma escola localizada na Amazônia Marajoara no Estado do Pará, com o objetivo de investigar como estudantes do ensino médio analisam a veracidade das informações veiculadas na internet, especialmente em redes sociais. A pesquisa visa também avaliar a influência do gênero na quantidade de tempo gasto conectado e na percepção de informações. A SE foi projetada para promover o letramento estatístico dos estudantes, proporcionando uma compreensão aprofundada do processo de obtenção e construção da informação, bem como destacando a utilidade da estatística na análise, interpretação e comunicação dos resultados. A metodologia inclui a aplicação de questionários para coletar dados sobre o perfil de usuário dos estudantes em relação ao consumo de informações na internet, seguida de uma análise estatística unidimensional e bidimensional das variáveis. Os resultados esperados incluem uma melhoria significativa na capacidade dos estudantes de discernir a veracidade das informações online e uma maior conscientização sobre o fenômeno das notícias falsas. A SE em questão tem o potencial de contribuir para a formação de estudantes críticos e conscientes no ambiente digitalizado do século XXI.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020