POSSIBILIDADES DE LETRAMENTO ESTATÍSTICO NUMA SEQUÊNCIA DE ENSINO SOBRE FATORES DA PÓS-PANDEMIA DE COVID-19 NO BRASIL

Anderson Marcolino de Santana, Karine da Silva Lima, Maria Aparecida Andrade Santana Paim, Waleska Stefany Moura Diniz, Carlos Eduardo Ferreira Monteiro

Resumo


Este relato tem como objetivo discutir uma sequência de ensino que abordou aspectos do enfretamento da pandemia de Covid-19 e instigou o desenvolvimento da interpretação e do posicionamento crítico dos estudantes diante desse tema. O trabalho tem por embasamento teórico a perspectiva do Letramento Estatístico e do Ciclo Investigativo. Para o desdobramento da pesquisa foram realizadas duas etapas metodológicas: o desenvolvimento de um questionário e de uma sequência de ensino (SE) com a participação de estudantes de  seis turmas de 9º ano, anos finais do Ensino Fundamental, sendo quatro delas de escolas do estado de Sergipe e duas de Pernambuco. Os resultados dessas ações  evidenciaram a importância da vacinação de combate ao Covid-19 e sugeriram que os estudantes vivenciaram as etapas do ciclo investigativo, desenvolvendo as habilidades para analisar e construir diferentes tipos de gráficos, bem como refletir sobre os dados. Concluímos que os estudantes mobilizaram elementos cognitivos e disposicionais do Letramento Estatístico, para interpretar, avaliar criticamente os dados, concluir e tomar decisões efetivas, como por exemplo, a atualização do cartão de vacinação.


Palavras-chave


Letramento Estatístico; Ciclo Investigativo; Sequência de Ensino; Anos Finais; COVID-19

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ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020