POSSIBILIDADES DE LETRAMENTO ESTATÍSTICO NUMA SEQUÊNCIA DE ENSINO SOBRE FATORES DA PÓS-PANDEMIA DE COVID-19 NO BRASIL
Resumo
Este relato tem como objetivo discutir uma sequência de ensino que abordou aspectos do enfretamento da pandemia de Covid-19 e instigou o desenvolvimento da interpretação e do posicionamento crítico dos estudantes diante desse tema. O trabalho tem por embasamento teórico a perspectiva do Letramento Estatístico e do Ciclo Investigativo. Para o desdobramento da pesquisa foram realizadas duas etapas metodológicas: o desenvolvimento de um questionário e de uma sequência de ensino (SE) com a participação de estudantes de seis turmas de 9º ano, anos finais do Ensino Fundamental, sendo quatro delas de escolas do estado de Sergipe e duas de Pernambuco. Os resultados dessas ações evidenciaram a importância da vacinação de combate ao Covid-19 e sugeriram que os estudantes vivenciaram as etapas do ciclo investigativo, desenvolvendo as habilidades para analisar e construir diferentes tipos de gráficos, bem como refletir sobre os dados. Concluímos que os estudantes mobilizaram elementos cognitivos e disposicionais do Letramento Estatístico, para interpretar, avaliar criticamente os dados, concluir e tomar decisões efetivas, como por exemplo, a atualização do cartão de vacinação.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020