MULHERES NO CENÁRIO POLÍTICO BRASILEIRO: UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO BASEADA NO LETRAMENTO ESTATÍSTICO

Silvânia da Silva Costa, Thatiany Rodrigues Ferreira, Thaís Emanuela de Oliveira Veríssimo, Jussara Santos Rosa, Marta Élid Amorim

Resumo


Este trabalho objetiva apresentar uma sequência de ensino alicerçada teórico-metodologicamente no Letramento Estatístico, seguindo etapas do Ciclo Investigativo e tendo como foco a representatividade feminina na política brasileira. A sequência busca abordar um conjunto de componentes relativos ao Letramento Estatístico, tanto elementos do conhecimento quanto disposicionais, e o Ciclo Investigativo composto por Problema, Planejamento, Dados, Análise e Conclusões (PPDAC), ambos aplicados na discussão da temática em foco. Os resultados mostram que é possível, a partir de uma temática emergente, como a igualdade de gênero, desenvolver uma proposta voltada ao desenvolvimento do Letramento Estatístico.


Palavras-chave


Sequência de ensino; Letramento Estatístico; Mulheres; Igualdade de gênero.

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ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020