LETRAMENTO ESTATÍSTICO: O QUE NÃO DIZEM OS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Rubilar Simões Junior, Bernardo Silva, Suzi Samá

Resumo


Este artigo busca encontrar indícios de Letramento Estatístico nas ementas das disciplinas de estatística dos 17 cursos presenciais de Licenciatura em Matemática ofertados pelas Instituições Federais de Ensino Superior no estado do Rio Grande do Sul. Para atender a este objetivo, foram extraídas dos projetos pedagógicos dos cursos as ementas das disciplinas de estatística e aplicada a metodologia de Análise Textual Discursiva, buscando agrupar as ideias provenientes da decomposição das ementas, em categorias a priori, definidas com base nas teorias de Letramento Estatístico de Gal, Conhecimento para a Aprendizagem de Shulman e Conhecimento Matemático para o Ensino de Ball. Foram observados como resultados a predominância dos aspectos referentes aos conteúdos matemáticos e estatísticos em detrimento dos aspectos pedagógicos, críticos, tecnológicos, de contexto e de Letramento Estatístico com foco na formação do professor de matemática. O texto propõe uma reflexão sobre a ausência destes indícios e o consequente reflexo na ação do futuro professor de matemática e ressalta a necessidade de construir-se propostas curriculares que desenvolvam o Letramento Estatístico na formação inicial docente.

Palavras-chave


Letramento Estatístico; Base Nacional Comum Curricular; Formação do Professor de Matemática; Projeto Pedagógico

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ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020