CICLO INVESTIGATIVO PPDAC: UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO PARA DESENVOLVER ELEMENTOS DO LETRAMENTO ESTATÍSTICO NOS ANOS INICIAIS
Resumo
Neste artigo apresentamos a análise do desenvolvimento de uma sequência de ensino cujo objetivo foi ensinar conceitos estatísticos a uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública de ensino de uma cidade do interior do estado de São Paulo. A sequência foi construída colaborativamente por professores que ensinam matemática, no âmbito de uma formação continuada remota realizada durante a pandemia de Covid-19, e seguiu as fases do Ciclo Investigativo: Problema, Planejamento, Dados, Análise e Conclusão. A análise qualitativa do desenvolvimento da sequência de ensino evidencia como os elementos do letramento estatístico foram mobilizados pela professora da turma em cada fase do PPDAC: habilidades de letramento, conhecimento de contexto, crenças e atitudes (Problematização), questões críticas, atitudes e letramento (Planejamento), conhecimento de contexto, conhecimento matemático, crenças e atitudes (Dados), conhecimentos matemáticos, estatísticos e letramento (Análise e Conclusão). Consideramos que o uso do Ciclo Investigativo ajudou a promover o engajamento dos estudantes nas aulas e a desenvolver o seu letramento estatístico. Esperamos que esta experiência possa motivar outros professores que ensinam matemática no Ciclo de Alfabetização a experimentarem práticas pedagógicas com potencial para desenvolver o pensamento crítico dos estudantes.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020