CICLO INVESTIGATIVO PPDAC: UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO PARA DESENVOLVER ELEMENTOS DO LETRAMENTO ESTATÍSTICO NOS ANOS INICIAIS

Marisa Lima de Vasconcelos, Miriam Cardoso Utsumi, Juscileide Braga de Castro, Síntria Labres Lautert, jose aires de castro filho

Resumo


Neste artigo apresentamos a análise do desenvolvimento de uma sequência de ensino cujo objetivo foi ensinar conceitos estatísticos a uma turma de 2⁠º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública de ensino de uma cidade do interior do estado de São Paulo. A sequência foi construída colaborativamente por professores que ensinam matemática, no âmbito de uma formação continuada remota realizada durante a pandemia de Covid-19, e seguiu as fases do Ciclo Investigativo: Problema, Planejamento, Dados, Análise e Conclusão. A análise qualitativa do desenvolvimento da sequência de ensino evidencia como os elementos do letramento estatístico foram mobilizados pela professora da turma em cada fase do  PPDAC: habilidades de letramento, conhecimento de contexto, crenças e atitudes (Problematização), questões críticas, atitudes e letramento (Planejamento), conhecimento de contexto, conhecimento matemático, crenças e atitudes (Dados), conhecimentos matemáticos, estatísticos e letramento (Análise e Conclusão). Consideramos que o uso do Ciclo Investigativo ajudou a promover o engajamento dos estudantes nas aulas e a desenvolver o seu letramento estatístico. Esperamos que esta experiência possa motivar outros professores que ensinam matemática no Ciclo de Alfabetização a experimentarem práticas pedagógicas com potencial para desenvolver o pensamento crítico dos estudantes.


Palavras-chave


Ciclo Investigativo PPDAC; Letramento Estatístico; Ciclo de Alfabetização

Texto completo:

PDF


ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020