O CICLO INVESTIGATIVO COMO PROPOSTA PARA O DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO ESTATÍSTICO: UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO SOBRE EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

Mariana Neves Correa, Ligia Bagio Espitti, Franciely Machado Dutra Cezar, Alexandre Côa, Miriam Cardoso Utsumi

Resumo


Este artigo apresenta a análise das potencialidades de uma proposta de sequência de ensino planejada para ensinar conteúdos de estatística a uma turma de 3ª série do Ensino Médio, à luz dos pressupostos do Letramento Estatístico. Trata-se de uma pesquisa documental. A sequência de ensino foi elaborada seguindo as etapas do Ciclo Investigativo e teve como tema um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS – “Educação de Qualidade”. São abordados os conceitos estatísticos de medidas de tendência central, dispersão, posição e representações gráficas de diferentes tipos. Acredita-se que a sequência de ensino tem potencial para desenvolver o senso crítico dos estudantes e os componentes do Letramento Estatístico ao abordar os conceitos de forma significativa e contextualizada em um tema de urgência social para os estudantes e a sociedade em geral.


Texto completo:

PDF


ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020