REALIDADE AUMENTADA: APLICATIVOS PARA APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA ESPACIAL

Paola Mazzaro, Juliano Schimiguel, Ronaldo Silva Costa, Keli Patrícia de Oliveira, Márcio Eugen Klingenschmid Lopes dos Santos, Alex Paubel Junger

Resumo


Nos últimos anos, observamos uma grande expansão dos dispositivos tecnológicos para melhorar e facilitar a assimilação do processo de ensino e aprendizagem na escola. Este artigo objetiva, o uso de recurso tecnológico para ajudar no ensino de matemática, mais propriamente da geometria espacial por meio de aplicativo de Realidade Aumentada (RA), que é a sobreposição de objetos tridimensionais, onde se utiliza do ambiente virtual através das ferramentas computacionais em que se insere o objeto digital e se sobrepõem as imagens reais, possibilitando assim a interação. Esse recurso vem se proliferando e tornando possível a aprendizagem significativa nas salas de aula. Elencamos quatro aplicativos com potencial apoio ao estudo, que fundamentam e possibilitam a compreensão da proposta e enfatizamos a importância desse dispositivo como facilitador nas dificuldades dos alunos no estudo de geometria espacial.


Palavras-chave


Tecnologia, Realidade Aumentada, Geometria Espacial

Texto completo:

PDF


ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020