AVANÇOS E DESAFIOS NO CURSO DE LICENCIATURA EM ENSINO DE FÍSICA À DISTÂNCIA EM MOÇAMBIQUE
Resumo
Os avanços tecnológicos abriram novas perspectivas no setor da educação e a expansão da formação para locais distantes das instituições de ensino. Para o efeito, torna-se incontestável a veiculação das tecnologias digitais de informação e comunicação na educação à distância, trazendo consigo desafios e oportunidades. É nessa perspectiva que se realizou uma pesquisa monográfica, baseada num questionário aplicado a 94 estudantes do curso de licenciatura em Ensino de Física à distância, na Universidade Rovuma com objetivo de analisar os desafios encontrados por estes no processo de ensino-aprendizagem. Constatou-se que os estudantes optam pelo curso motivados pela flexibilidade e autonomia nos estudos. Porém, entre as barreiras enfrentadas, constam os problemas estruturais, políticos-militares, socioeconômicos, tecnológicos, culturais e religiosos. Para tal, sugere-se aos professores e tutores, maior dinamismo e elaboração de conteúdos de aprendizagem mais significativos e aos estudantes, mais disciplina, motivação e responsabilidade para gestão de tempo e os conteúdos de ensino.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020