UMA ABORDAGEM COM METODOLOGIAS DE GESTÃO DE TEMPO E GERENCIAMENTO DE PROJETOS ACADÊMICOS APLICANDO GAMIFICAÇÃO

Eduardo Ferreira Santos, Bruno Amaral de Oliveira, Thiago Medeiros Teófelo, Juliano Schimiguel, Carlos Adriano Martins

Resumo


Este artigo tem como objetivo apresentar os conceitos da gamificação aplicados ao gerenciamento de tarefas e projetos acadêmicos, com o objetivo de organizar o tempo e a vida acadêmica dos alunos. O uso da gamificação no projeto tem como principal intuito a motivação do estudante para cumprimento de suas atividades acadêmicas dentro dos prazos previamente estabelecidos, apoiando se em princípios de técnicas de gerenciamento de tempo e produtividade como kanban e pomodoro, resultando no aumento do desempenho e aprendizado nas atividades desempenhadas. Fatores psicológicos também estão sendo abordados, para obter o entendimento de como funciona o engajamento de um aluno e quais são os atrativos. Embasado nesses conceitos, é sugerido uma abordagem a metodologias de gerenciamento de tarefas acadêmicas aplicando gamificação.


Palavras-chave


Gamificação. Educação. Gerencialmente de tarefas. Processo de Aprendizagem.

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ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020