CRIAÇÃO E VALIDAÇÃO DO BLOG “FÍSICA BÁSICA”: UM PRODUTO EDUCACIONAL EMERGENTE DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Mateus Silva Costa, Talles Tavares da Silva, André Emiliano Vilela, Ivanderson Pereira Silva

Resumo


Esse estudo tem por objetivos descrever o processo de criação e validação do blog “Física Básica” enquanto um produto educacional capaz de potencializar experiências de ensino de Física no contexto da Educação Básica. Esse blog resultou das ações emergentes das intervenções realizadas no âmbito do Núcleo de Resistência Pedagógica do Curso de Física Licenciatura da Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca. Do ponto de vista metodológico, esse estudo se constitui numa pesquisa quanti-qualitativa do tipo exploratória. Para verificar a validade desse produto educacional, foi aplicado um questionário junto a uma amostra aleatória de 50 estudantes de duas escolas-campo. Foram 25 participantes de cada instituição, cinco de cada turma. A participação foi voluntária. O instrumento de coleta de dados, composto por sete questões fechadas, permitia aos participantes assinalarem apenas uma das alternativas disponíveis. A partir da análise dos resultados, foi evidenciar que os sujeitos reconhecem o produto educacional “Física Básica” como uma alternativa de expansão da sala de aula para além dos muros da escola. Além disso, por meio das interfaces da internet, disponibiliza materiais confiáveis aos estudantes e professores, bem como favorece novos caminhos de interação entre os sujeitos pela via da plataforma desse Blog.


Palavras-chave


Blog; Produto educacional; Programa de Residência Pedagógica

Texto completo:

PDF


ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020