A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NA EAD: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO PROCESSO EDUCACIONAL

Willams dos Santos Rodrigues Lima

Resumo


A pesquisa teve por objetivo investigar os desafios e as perspectivas de formação enfrentados pelos discentes do curso de Pedagogia EaD, bem como apresentar a importância do referido curso na vida dos sujeitos alagoanos. Para o desenvolvimento deste trabalho, foram realizados estudos sobre a formação de professores, a educação em nível superior desenvolvida na modalidade de Educação a Distância (EaD) e, o crescimento desta modalidade, os quais compõem o quadro teórico desta investigação. Foi utilizada a pesquisa qualitativa, com a abordagem no estudo de caso, realizando entrevistas semiestruturadas com (10) professores, (34) alunos, totalizando 44 sujeitos, nos polos de apoio presencial, situados nos seguintes municípios: (Maceió, Palmeira dos Índios, São José da Laje, Santana do Ipanema, Olho d´Água das Flores e Matriz de Camaragibe), buscando respostas no que se refere às contribuições da EaD para o processo de ensino-aprendizagem; às dificuldades enfrentadas e as perspectivas de formação docente por meio da EaD, numa instituição pública federal de Alagoas. Os resultados desta pesquisa não possibilitam o esgotamento deste estudo, mas abrem um leque de investigações a respeito da formação de professores, tanto no Curso, quanto na instituição pesquisados, no que se refere à formação docente em EaD.

Palavras-chave


Ensino Superior; Formação Inicial Docente; Pedagogia EaD

Texto completo:

PDF


ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020