AUTOAVALIAÇÃO E COLABORAÇÃO NA FORMAÇÃO ONLINE: REVISÃO DE LITERATURA E ESTUDO DE CASO

Wanderlucy Czeszak, João Mattar

Resumo


Este artigo explora o potencial da autoavaliação e da aprendizagem colaborativa para a formação de professores. É um estudo de caso em uma disciplina online de pós-graduação. Seu objetivo é avaliar como estratégias de autoavaliação e colaboração podem contribuir para a formação docente online. A metodologia incluiu uma revisão de literatura sobre o tema, a observação participante na disciplina, a análise de mensagens em um fórum de discussão e entrevistas com os alunos após o encerramento do curso. O trabalho na disciplina envolveu a construção colaborativa de um instrumento de autoavaliação. A experiência proporcionou reflexões enriquecedoras sobre o processo da autoavaliação e a construção do próprio conhecimento de forma colaborativa. Estruturas institucionais rígidas e falta de formação adequada dos professores mostraram-se limitadoras à aplicação dos conhecimentos adquiridos. Além disso, as entrevistas com os alunos demonstraram a importância da formação continuada de professores.


Palavras-chave


autoavaliação; avaliação; educação a distância; formação contínua; pedagogia de grupo

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ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020