COMPETÊNCIAS DIGITAIS E ANÁLISE AVANÇADA DE DADOS: EXPLORANDO O PAPEL DE TDICS, IA E BIG DATA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Resumo
Este estudo investiga o uso de Inteligência Artificial (IA) e Big Data na Educação Profissional e Tecnológica, com foco em suas implicações pedagógicas, éticas e sociais. Em um contexto de transformação digital acelerada, as tecnologias emergentes apresentam oportunidades e desafios para a educação. A problemática central é a integração eficaz dessas tecnologias, considerando a formação de educadores, a equidade no acesso e as questões éticas relacionadas ao uso de dados educacionais. O objetivo principal é analisar como a IA e o Big Data podem melhorar a personalização do ensino e a gestão educacional, alinhados às competências da BNCC. A pesquisa adota o paradigma neoperspectivista giftedeano, utilizando teorias como a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel e a teoria da justiça de Rawls, além do método hipotético-dedutivo. A condução da Revisão Bibliográfica e Documental Narrativa incluiu a análise de artigos em bases como Google Scholar e Scopus, resultando em 35 estudos relevantes sobre o tema. Os principais achados indicam que, quando bem implementadas, as tecnologias podem otimizar o aprendizado e a gestão educacional, mas também revelam desafios como a falta de infraestrutura e resistência dos educadores. As lacunas encontradas envolvem a necessidade de mais dados sobre a eficácia a longo prazo dessas tecnologias. As limitações da pesquisa incluem o número restrito de instituições analisadas. A pesquisa contribui teoricamente ao ampliar a discussão sobre IA e Big Data na educação e oferece subsídios para políticas públicas. O valor agregado está na contribuição para um ensino mais acessível e inclusivo.
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