COMPETÊNCIAS DIGITAIS E ANÁLISE AVANÇADA DE DADOS: EXPLORANDO O PAPEL DE TDICS, IA E BIG DATA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

ÁLAZE GABRIEL DO GABRIEL DO BREVIÁRIO, DENISE OLIVEIRA DA ROSA, LUIZ CLÁUDIO LOCATELLI VENTURA, FERNANDA WAKIM TANNOUS, FLÁVIA ADRIANA SANTOS REBELLO, ANA PAULA LISBOA FERREIRA LEVY

Resumo


Este estudo investiga o uso de Inteligência Artificial (IA) e Big Data na Educação Profissional e Tecnológica, com foco em suas implicações pedagógicas, éticas e sociais. Em um contexto de transformação digital acelerada, as tecnologias emergentes apresentam oportunidades e desafios para a educação. A problemática central é a integração eficaz dessas tecnologias, considerando a formação de educadores, a equidade no acesso e as questões éticas relacionadas ao uso de dados educacionais. O objetivo principal é analisar como a IA e o Big Data podem melhorar a personalização do ensino e a gestão educacional, alinhados às competências da BNCC. A pesquisa adota o paradigma neoperspectivista giftedeano, utilizando teorias como a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel e a teoria da justiça de Rawls, além do método hipotético-dedutivo. A condução da Revisão Bibliográfica e Documental Narrativa incluiu a análise de artigos em bases como Google Scholar e Scopus, resultando em 35 estudos relevantes sobre o tema. Os principais achados indicam que, quando bem implementadas, as tecnologias podem otimizar o aprendizado e a gestão educacional, mas também revelam desafios como a falta de infraestrutura e resistência dos educadores. As lacunas encontradas envolvem a necessidade de mais dados sobre a eficácia a longo prazo dessas tecnologias. As limitações da pesquisa incluem o número restrito de instituições analisadas. A pesquisa contribui teoricamente ao ampliar a discussão sobre IA e Big Data na educação e oferece subsídios para políticas públicas. O valor agregado está na contribuição para um ensino mais acessível e inclusivo.


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ISSN: 2965-8128