TRABALHO REMOTO DO PROFESSOR EM MEIO AO USO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS

Paola Mazzaro, Keli Patricia de Oliveira, Ronaldo Silva Costa, Juliano Schimiguel, Alex Paubel Junger, Marcio Eugen Klingenschmid Lopes dos Santos

Resumo


Diante do advento, chamado COVID-19 em 2020, a qual se propagou rapidamente, disseminando pelo mundo o medo e a incerteza. Levando a população ao isolamento social, onde as atividades presenciais foram suspensas, estudantes e professores tiveram que se reinventar, através das aulas remotas. Este artigo objetiva um estudo de caso sobre o trabalho do professor em meio ao novo conceito emergencial em que tiveram que adaptar suas práticas às ferramentas tecnológicas existentes. Relatamos ainda os desafios encontrados pelos professores envolvidos no estudo e elencamos os principais recursos tecnológicos utilizados pelos docentes. Para tal resultado, realizamos uma pesquisa com um questionário no Google forms para 83 professores, onde indagamos quais instrumentos contribuíram ao seu trabalho nesse período pandêmico e seus desafios encontrados no uso das tecnologias. Concluímos que, mesmo em meio a tantos obstáculos enfrentados pelos professores, o ensino remoto e suas ferramentas digitais, apresenta-se como alternativa a mais, levando o professor a refletir sua prática e formação contínua.

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ISSN: 2965-8128