Uso da Linguagem VRML para Educação à Distância em Arte.

Sampaio-Ralha,$space}Jurema Luzia de Freitas
Instituto de Arte, UNESP
março, 2003
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Resumo

RESUMO: A idéia do trabalho é propor a possibilidade de estudo de arte com a ajuda do computador, em rede, usando as tecnologias de simulação de Realidade Virtual; investigando a possibilidade de uso de linguagem VRML como ferramenta para criação desses ambientes, visando estudo de algumas particularidades da arte, como a percepção da tridimensionalidade, e reunindo os principais resultados, até então obtidos em pesquisas sobre o uso do VRML e sua aplicabilidade educacional. Pretendo, como foco central da pesquisa, estudar o uso da linguagem VRML como apoio à otimização da construção do conhecimento em Arte. Esta proposição tem, como aplicação, o desenvolvimento de uma maior compreensão de conceitos no estudo de arte e visa, também, possibilitar o aprendizado em arte, à distância, pelas experiências de apreciação artística e envolvimento sensorial, possíveis com a Realidade Virtual, usando a linguagem VRML para promover a simulação e reproduzir obras visuais em ambientes virtuais, para esse fim. A presente proposta não pretende que se venha a substituir professores e/ou tutores no ensino e aprendizado em artes visuais, mas sim, possibilitar a oferta de acesso a conteúdos de uma forma diferenciada, a um número maior de pessoas, através das possibilidades não presenciais e assíncronas de aprendizagem propiciadas pelas tecnologias digitais de aprendizagem à distância, com uso de computadores ligados em redes, chamadas de e-Learning. Basicamente, o trabalho se resume em três aspectos: propor a possibilidade de estudo de arte com a ajuda do computador, das tecnologias de comunicação e de simulação por Realidade Virtual; investigar o uso da linguagem VRML como ferramenta para criação de ambientes em Realidade Virtual não-imersiva, para estudo de representação da tridimensionalidade, e reunir resultados até então obtidos em pesquisas diversas sobre o uso do VRML e sua aplicabilidade educacional, para dimensionar a aplicação da proposta.