MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A ATUAÇÃO DOCENTE NA PRODUÇÃO TEXTUAL COLABORATIVA EM FÓRUNS DE DISCUSSÃO
Resumo
O objetivo desse estudo é analisar a atuação docente na educação a distância, priorizando a mediação pedagógica aplicada na produção textual colaborativa em fóruns de discussão. Para tanto, a questão de pesquisa configura-se a seguir: de que forma a atuação docente na mediação pedagógica em fóruns de discussão pode orientar a construção de produções textuais colaborativas? Em termos metodológicos, a investigação é de natureza qualitativa, com observação não participante no ambiente virtual de aprendizagem, tendo em vista as contribuições da netnografia e da análise dialógica do discurso para o estudo da atuação mediadora docente em fóruns de discussão. Os resultados obtidos nas análises levaram-nos a um entendimento do quanto a atuação mediadora docente, no fórum de discussão online, necessita ser discutida e aperfeiçoada, com vistas ao fomento das relações dialógicas dos discursos emitidos e das produções textuais colaborativas no processo educativo.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020