DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ATUAÇÃO NA EAD

Enoque Teixeira Abreu, Maria Angelica Novaes, Maria Izadora Mendonça Zarro

Resumo


Considerando o processo de formação dos professores que atuam na educação a distância, este artigo procura refletir os desafios, impasses e perspectivas na consolidação dessa modalidade de ensino no contexto contemporâneo da educação formal no Ensino Superior no Estado do Rio de Janeiro. A pesquisa foi aplicada a 34 professores atuantes na EAD em diferentes Redes de Ensino, proporcionando uma reflexão das forças e fraquezas da formação dos docentes na graduação através de uma técnica administrativa (planejamento estratégico): Matriz Swot. Os dados da pesquisa sugerem que há uma carência no processo de formação acadêmica destes docentes, o que dificulta a instrumentalização adequada para exercício de prática laboral.

Palavras-chave


Formação de Professores; Ação Docente; Educação a Distância.

Texto completo:

PDF


ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020