UM NOVO PERCURSO DE TRABALHO: PERCEPÇÃO DO ALUNADO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EAD UNIMONTES SOBRE A APLICAÇÃO DE NOVA METODOLOGIA DE ENSINO COM AULAS AO VIVO
Resumo
A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), sob a atuação de seu Centro de Educação a Distância (CEAD), promoveu uma alteração metodológica na condução dos cursos de graduação a distância oferecidos. O novo modelo proporciona aulas ao vivo e gravadas ministradas por professores especializados – os docentes formadores – de cada disciplina e distribuídas a todos os polos, mantendo usual o atendimento de docentes tutores presenciais e a distância, entre outras mudanças pontuais em termos de avaliação. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi analisar a percepção do alunado dos cursos de graduação EaD Unimontes quanto à implantação desta nova metodologia de ensino com base em aulas ao vivo. Trata-se de um estudo quantitativo e de levantamento. O estudo contou com a participação do corpo discente dos 9 cursos de graduação a distância (Educação Física, Pedagogia, Ciências da Religião, Ciências Sociais, Letras Inglês, Letras Espanhol, Letras Português, Geografia e História) da Unimontes oferecidos pela Universidade Aberta do Brasil (UAB). A amostra compreendeu 828 discentes que responderam a um questionário alocado no Ambiente Virtual de Aprendizagem institucional, com o qual responderam a 20 questões acerca do modelo de ensino, sua viabilidade e experiência geral com o processo. Os resultados apontaram satisfação expressiva pelas modificações metodológicas promovidas, sinalizando um movimento de melhoramento continuado do processo de ensino-aprendizagem no que toca à percepção do aluno e a gestão educacional dos cursos à distância no âmbito da universidade.
Palavras-chave
EaD; Aula ao vivo; Metodologia.
Texto completo:
PDFISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020