EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: PERCEPÇÕES DE TUTORES FRENTE À MEDIAÇÃO COM OS ALUNOS PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Natália Gomes dos Santos, Lilian Amaral da Silva Souza, Bruno Cézar Scaramuzza, Melina Klaus

Resumo


O presente estudo teve como objetivo analisar as contribuições de um curso de capacitação sobre a Educação Inclusiva na Educação a Distância (EaD) para tutores que atuam no ensino superior e compreender as percepções dos tutores frente ao trabalho realizado com os alunos público alvo da educação especial na mediação pedagógica. Por meio das legislações atuais e das discussões sobre a democratização do ensino, observa-se que a educação especial é uma modalidade transversal que perpassa todos os níveis, modalidades e etapas de ensino. Nesta lógica, devem ser garantidas as condições de acesso, permanência e sucesso acadêmico. No que se refere ao ensino superior, observa-se que houve um aumento significativo de alunos com necessidades educacionais especiais. Também são verificadas as contribuições das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para o sucesso acadêmico desses alunos e por esta questão a modalidade EaD auxilia na formação de nível superior. Por conta desse contexto foram analisadas, com base na abordagem qualitativa, as percepções de tutores que realizam o trabalho de mediação pedagógica a partir de um curso de formação ofertado por uma universidade privada. Participaram do estudo nove tutores que atuam no curso de pedagogia. Os resultados apontaram que os tutores compreendem a importância de um trabalho com base em adaptações e estratégias, visando propiciar o acesso ao conhecimento para os alunos. Também foi colocado pelos participantes que o olhar deve estar voltado para as barreiras sociais que dificultam os estudos desse público no ensino superior. Por meio do estudo foi possível constatar a necessidade dessas discussões com todos os envolvidos no processo de inclusão dos alunos público alvo da educação especial, visto que o acesso ao ensino e a qualificação profissional é um direito social.

Palavras-chave


Inclusão; Ensino Superior; Educação a Distância

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ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020