O DESAFIO DA EVASÃO EM CURSOS SUPERIORES NA MODALIDADE EaD.
Resumo
A evasão em cursos da modalidade a distância é um dos principais obstáculos enfrentados
pelas instituições. Nesse cenário, se incluem os cursos superiores que vem sendo ofertados pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo – UNIVESP. Este trabalho teve como objetivo analisar as causas da evasão em cursos superiores ofertados na modalidade a distância. Para tanto, 100 alunos evadidos desses cursos completaram, de maneira online, perfil social, comportamento e atitudes do aluno em relação a cursos a distância são abordados no questionário. Os resultados apontam que uma parcela importante dos evadidos realizava outras tarefas concomitantes com o curso; ainda expõem que dos evadidos boa parte dos entrevistados apresentava dificuldades de iteração com as plataformas utilizadas no processo de aprendizagem, além de mapeamento do perfil social destes indivíduos. Como conclusões estão: o fato de que o EaD é uma realidade e conforme aponta este estudo com viés de crescimentos acentuado no próximos anos, mas também indica a necessidade de evolução nos processos e na relação com os alunos possibilitando não somente seu acesso ao EaD mas seu efetivo aproveitamento e permanência nos cursos e instituições, sejam elas públicas ou privadas que ofereçam essa modalidade de ensino, e ainda a necessidade da realização de novos estudos que possam dar continuidade ao mapeamento e apontamento de soluções à inclusão ou exclusão de itens que aumentem a confiabilidade do EaD e minimizem os fatores identificados como causadores da evasão.
pelas instituições. Nesse cenário, se incluem os cursos superiores que vem sendo ofertados pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo – UNIVESP. Este trabalho teve como objetivo analisar as causas da evasão em cursos superiores ofertados na modalidade a distância. Para tanto, 100 alunos evadidos desses cursos completaram, de maneira online, perfil social, comportamento e atitudes do aluno em relação a cursos a distância são abordados no questionário. Os resultados apontam que uma parcela importante dos evadidos realizava outras tarefas concomitantes com o curso; ainda expõem que dos evadidos boa parte dos entrevistados apresentava dificuldades de iteração com as plataformas utilizadas no processo de aprendizagem, além de mapeamento do perfil social destes indivíduos. Como conclusões estão: o fato de que o EaD é uma realidade e conforme aponta este estudo com viés de crescimentos acentuado no próximos anos, mas também indica a necessidade de evolução nos processos e na relação com os alunos possibilitando não somente seu acesso ao EaD mas seu efetivo aproveitamento e permanência nos cursos e instituições, sejam elas públicas ou privadas que ofereçam essa modalidade de ensino, e ainda a necessidade da realização de novos estudos que possam dar continuidade ao mapeamento e apontamento de soluções à inclusão ou exclusão de itens que aumentem a confiabilidade do EaD e minimizem os fatores identificados como causadores da evasão.
Palavras-chave
Evasão; EaD; Ensino Superior
Texto completo:
PDFISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020