A INFLUÊNCIA DE COMPETÊNCIAS SOCIOAFETIVAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM COM BASE NA PERCEPÇÕES DE TUTORES A DISTÂNCIA

André Tenório, Daniele Nogueira Pires, Thaís Tenório

Resumo


É reconhecido que as competências socioafetivas do tutor influem na relação do aluno a distância com seu curso, inclusive no processo de ensino-aprendizagem. Para deslindar a influência dessas competências, foram analisadas as percepções, colhidas por meio de questionário on-line, de dezenove tutores de cursos a distância do município do Rio de Janeiro. Os participantes percebiam a socioafetividade como essencial ao processo educativo, por criar vínculos entre tutor e alunos. Para eles, as tecnologias de informação e comunicação favoreceriam o desenvolvimento da afetividade em curso a distância. A comunicabilidade foi apontada fundamental para boa atuação tutorial, por incentivar a participação dos alunos. Outras características requeridas de em um tutor seriam empatia, cordialidade, ética e organização. A educação a distância contemporânea, apesar de beneficiada pela tecnologia, carece de contato humano próximo. Nesse contexto, as competências socioafetivas auxiliam a tornar o relacionamento entre tutor e aluno acolhedor e, assim, estimular a aprendizagem.

Palavras-chave


educação a distância; tutor; competências socioafetivas.

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ISSN - 1982-6109 - Qualis:B1