CRIAÇÃO E VALIDAÇÃO DA ESCALA DE AVALIAÇÃO DA PRÁTICA DO PROFESSOR TUTOR

Marta Fernandes Garcia, Dirceu da Silva

Resumo


O objetivo deste trabalho é apresentar o processo de construção e validação de um instrumento de pesquisa denominado Escala de Avaliação da Prática do Professor Tutor (EAPT). Trata-se de uma escala de atitude do tipo Likert que foi aplicada em 386 professores tutores de diferentes instituições de ensino superior do Brasil. O instrumento avalia três aspectos em relação à prática de professores tutores: concepções sobre seu papel, sobre formação a distância e as funções que desenvolvem no ambiente virtual de aprendizagem. A escala passou por validação teórica, semântica e estatística. Os dados obtidos foram submetidos à Análise Fatorial Confirmatória (AFC) e a versão final da escala foi composta por 38 assertivas distribuídas em oito constructos, com adequados parâmetros de confiabilidade, validade convergente e discriminante. A qualidade geral da escala foi medida através do índice Goodness-of-fit (GoF) que apresentou o valor de 0,9.

Palavras-chave


Escala de Atitude; Professor Tutor; Formação de Professores; EaD.

Texto completo:

PDF


ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020