EVASÃO EM CURSOS TÉCNICOS OFERTADOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

Nadia Prazeres Pinheiro-Carozzo, Mauro Enrique Carozzo-Todaro, Eliza Flora Muniz, Roberta Silva dos Reis, Kátia Almeida Fonseca

Resumo


A evasão em cursos da modalidade a distância é um dos principais obstáculos enfrentados pelas instituições. Nesse cenário, se incluem os cursos técnicos que vem sendo ofertados pela Universidade Estadual do Maranhão. Este trabalho teve como objetivo analisar as causas da evasão em cursos técnicos ofertados na modalidade a distância. Para tanto, 92 alunos evadidos dos cursos técnicos a distância completaram, de maneira online, o questionário Comportamento e Atitudes do Aluno em Relação a Cursos a Distância, que nesta amostra alcançou consistência interna de ? = 0,75. Os resultados apontam que uma parcela importante dos evadidos realizava outras tarefas enquanto cursava; a falta de incentivo da instituição à qual o aluno era vinculado no momento do curso, a falta de suporte social e a dificuldade em cumprir os prazos para a realização das atividades favorecem o abandono; e, para a amostra em questão, o uso das tecnologias ou dos recursos do AVA, bem como outras condições de estudo que se referem a aspectos ambientais eram favoráveis ao seguimento do curso, e portanto, não são variáveis que levem à desistência. A limitação desta pesquisa inclui o uso de um tamanho amostral maior. Como sugestão estão: a realização de estudos que possam averiguar e dar solução à inclusão ou exclusão de itens que aumentem a confiabilidade do questionário, sobretudo no fator 2 e a inclusão de variáveis que expliquem a dificuldade em não cumprir os prazos, tais como análise sobre o conteúdo do curso e sobre a relação tarefa x prazo para sua conclusão.

Palavras-chave


evasão; educação a distância; ensino técnico

Texto completo:

PDF


ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020