COMPETÊNCIAS GERENCIAIS DO TUTOR NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

André Tenório, Claudia Kaline Bandeira Bezerra, Thaís Tenório

Resumo


As competências gerenciais do tutor englobam aspectos relacionados a organização, coordenação, planejamento, elaboração de regras e tomada de decisões de um curso. Dez tutores atuantes no ensino superior a distância de instituições públicas ou privadas do estado do Rio de Janeiro responderam a um questionário sobre as competências gerenciais. A aplicabilidade dessas competências em suas práticas tutoriais foi investigada. Os participantes viam-nas como pouco relevantes para a tutoria, apesar de considerarem essenciais para o bom andamento de cursos a distância. A razão era o fato de não serem efetivamente requeridas na prática tutorial. Todos os aspectos gerenciais dos cursos, em geral, eram repassados hierarquicamente. Apesar de conduzirem o processo de ensino aprendizagem, era imposto aos tutores adequar-se às condições estabelecidas por outros profissionais do curso.

Palavras-chave


tutoria; competências gerenciais; organização; planejamento; coordenação.

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ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020