REFLEXÕES SOBRE INTERATIVIDADE E FORMAÇÃO DOCENTE NA PEDAGOGIA A DISTÂNCIA JUNTO AOS ESPAÇOSTEMPOS ESCOLARES

Roberta do Espírito Santo Luzzardi, Álvaro Veiga Junior, Adriana Lessa Cardoso

Resumo


Este texto expressa a narrativa de três professores pesquisadores, propõe reflexões em relação ao trabalho docente praticado no Curso de Pedagogia a Distância- CLPD, buscando contextualizar a sua concepção e metodologia, que entendem seguir o espírito democrático e cidadão da atual LDB e as linhas de sentido das DCNs. A educação a distância permite a tessitura de redes cognitivas, contornando limites espaçotemporais, pois não obriga que as relações sejam presenciais, nem sincrônicas embora se utilize destas características. Apesar de enfrentar limites como a tradição bancária na maioria das escolas e alunos, incluídas as licenciaturas dos professores do curso. Também se deparam com freqüentes mudanças de equipes, cronogramas rígidos e dificuldades de ritmos, consegue integrar universidade escola, educação com pesquisa no lugar de atuação do professor, formação humana e profissional, estágio com currículo, realidade dinâmica construída em apropriação por seus sujeitos e transformação social, cultural e histórica, incluindo as NTICs. Destacamos o processo de formação continuada em comunidades colaborativas aprendentes em sintonia com a formação inicial docente. Palavras-chave: formação docente, parcerias, realidade, diálogo, espaçostempos escolares

Palavras-chave


formação docente; parcerias; realidade; diálogo; espaçostempos escolares

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ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020