POR UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA: CONSTRUINDO POSSIBILIDADES ATRAVÉS DA EaD SOB A ÓTICA DE UM GRUPO DE GESTORES ESCOLARES
Resumo
No contexto contemporâneo da educação brasileira, a gestão democrática na escola tem recebido especial atenção, pois, enquanto temática, tem sido defendida como dinâmica a ser efetivada nas unidades escolares, haja vista que esta postura vem exigindo mudanças no pensamento e na atuação das pessoas envolvidas com a educação. Discutir a gestão democrática no tempo presente é fornecer os meios para o debate e para sinalização de mudanças na escola, nesse sentido, este artigo tem como objetivo compreender as especificidades que envolvem um grupo de gestores escolares que realizam um curso à distância e atuam na educação básica, buscando compreender os entraves e as possíveis superações que surgem neste recorte de perspectivas para a efetivação de uma gestão democrática. O procedimento metodológico pautou-se ao aporte de cunho bibliográfico e realização de grupos de discussão com gestores-cursitas. Foi possível inferir que, vários aspectos listados pelos gestores relacionam-se e complementam-se entre si para o desenvolvimento de uma gestão democrática na escola, a partir dos quais sugerem possibilidades de uma educação dialógica, participativa e de qualidade.
Palavras-chave
Educação a distância; interatividade
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PDFISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020