POR UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA: CONSTRUINDO POSSIBILIDADES ATRAVÉS DA EaD SOB A ÓTICA DE UM GRUPO DE GESTORES ESCOLARES

José Márcio Silva Barbosa, Rita Márcia Andrade Vaz de Mello, Maria das Graças Soares Floresta, Leililene Soares Antunes

Resumo


No contexto contemporâneo da educação brasileira, a gestão democrática na escola tem recebido especial atenção, pois, enquanto temática, tem sido defendida como dinâmica a ser efetivada nas unidades escolares, haja vista que esta postura vem exigindo mudanças no pensamento e na atuação das pessoas envolvidas com a educação. Discutir a gestão democrática no tempo presente é fornecer os meios para o debate e para sinalização de mudanças na escola, nesse sentido, este artigo tem como objetivo compreender as especificidades que envolvem um grupo de gestores escolares que realizam um curso à distância e atuam na educação básica, buscando compreender os entraves e as possíveis superações que surgem neste recorte de perspectivas para a efetivação de uma gestão democrática. O procedimento metodológico pautou-se ao aporte de cunho bibliográfico e realização de grupos de discussão com gestores-cursitas. Foi possível inferir que, vários aspectos listados pelos gestores relacionam-se e complementam-se entre si para o desenvolvimento de uma gestão democrática na escola, a partir dos quais sugerem possibilidades de uma educação dialógica, participativa e de qualidade.

Palavras-chave


Educação a distância; interatividade

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ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020