A COMPLEXIDADE E A INTERATIVIDADE NO CIBERESPAÇO: UM DIÁLOGO ENTRE MORIN E LÉVY PARA O ENSINO DE INGLÊS A DISTÂNCIA

Lucia Maria dos Santos

Resumo


Dentre as possibilidades que a Educação permite investigar, este artigo tem como cerne os aspectos relacionados à Educação a Distância (EAD). Centra-se no diálogo entre os conceitos da inteligência coletiva de Pierre Lévy e da complexidade de Edgar Morin. Discute a interatividade na dinâmica das aulas virtuais e as multiformas de aprendizado contidas no ciberespaço, que podem contribuir para o ensino da Língua Inglesa na modalidade EAD. Os conceitos abordados aprofundam aspectos sobre esse modo diferente de aprender e de ensinar um idioma via web. O artigo é um recorte das reflexões presentes em uma pesquisa em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Nove de Julho.

Palavras-chave: Complexidade; Educação a Distância; Aprendizagem da Língua Inglesa; Ciberespaço.

Palavras-chave


EAD; interatividade; Língua Inglesa; complexidade

Texto completo:

PDF


ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020