POR UMA EFETIVA “AÇÃO DOCENTE NA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR”: APONTAMENTOS SOBRE UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES.
Resumo
Este trabalho teve por objetivo estabelecer um espaço de reflexão sobre a participação efetiva dos docentes-cursistas nas tomadas de decisões pertinentes aos espaços escolares, estabelecendo os indicativos necessários para uma prática de gestão participativa comprometida com a democracia e a elaboração de estratégias de ação-intervenção deste profissional ao longo da realização da disciplina “Ação Docente na Organização Escolar”, da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro – CECIERJ. A experiência da disciplina contribuiu para a construção de um olhar diferenciado sobre o universo escolar, especialmente no que diz respeito à compreensão do papel social e operacional do docente como coparticipante da gestão democrática.
Palavras-chave
educação continuada; educação a distância; formação de professores
Texto completo:
PDFISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020