TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ELO DE INTERAÇÃO ENTRE ENSINANTES E APRENDENTES VIRTUAIS

Marcos Pereira dos Santos

Resumo


Este artigo tem como principal objetivo efetuar reflexões acerca da importância da atividade de tutoria em educação a distância como um elo de interação entre ensinantes e aprendentes virtuais. Para tanto, são apresentadas inicialmente algumas definições conceituais de educação a distância em sentido amplo. Em seguida, procuramos destacar as principais atribuições do serviço de tutoria no contexto das instituições universitárias que ofertam cursos na modalidade a distância. Por fim, busca-se trazer à discussão o papel multifuncional desempenhado pelo tutor na atualidade, ressaltando as qualidades necessárias, o perfil “ideal” almejado e as responsabilidades básicas desse profissional no exercício de sua função; tendo em vista a otimização do processo ensino-aprendizagem no âmbito da educação a distância.

Palavras-chave


Educação a distância. Tutoria. Mídias interativas. Tecnologias digitais.

Texto completo:

PDF


ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020