MODELO DE LETRAMENTO ESTATÍSTICO: COMPETÊNCIAS E INTERSEÇÕES STATISTICAL LITERACY MODEL: COMPETENICS AND INTERSECTIONS

Vera Debora Maciel Vilhena, Jose Messildo Viana Nunes, Cassio Cristiano Giordano

Resumo


O presente artigo é a primeira etapa de uma pesquisa da tese de doutoramento, ainda em andamento. Que teve como objetivo apresentar por meio de dois modelos de letramento estatísticos existentes suas competências e os elementos de intercessões entre elas. Que vão cooraborar com o desenvolver da pesquisa maior. Para tanto, realizamos uma pesquisa caráter Bibliogáfico, escolhidos para compor a investigação das competências, e as indentificações das interseções entre elas, a partir dos modelos elaborados por dois teóricos que são referências da área de Educação Estatística,. Escolhemos para análise somente os resultados de interseções que apontaram os elementos que estavam nas três competências. Identificamos dois elemetos indispensáveis para o desenvolvimento do letramento estatísticos. Os resultados  mostram que os DADOS estão contidos no letramento, pensamento e raciocínio estatísticos, isto quer dizer que para ser letrado estatisticamente temos saber por que os dados são necessários e como os dados podem ser produzidos, reconhecer da necessidade de dados e raciocinar sobre ele. Os resultados também apontam a Familiaridade com exibições gráficas e tabulares e sua interpretações; Transnumeração que é a mudança de registros de representação para possibilitar o entendimento do problema. ,  e o Raciocínio sobre representação dos dados, entender como ler e interpretar gráficos, como cada tipo de gráfico é apropriado para representar um conjunto de dados; reconhecer as característicaas gerais de uma distribuição pelo gráfico, observando a forma, o centro e a variabilidade.

 

Palavras-Chave: Educação Estatística; Raciocínio; Pensamento; Análise de dados; Criticidade.

 

Abstract 

This article is the first stage of research for the doctoral thesis, still in progress. The objective of which was to present, through two existing statistical literacy models, their competencies and the intercession elements between them. Who will collaborate with the development of larger research. To this end, we carried out a bibliographical research, chosen to compose the investigation of competencies, and the identification of the intersections between them, based on models developed by two theorists who are references in the area of Statistical Education. We chose for analysis only the results of intersections that indicated the elements that were in the three competencies. We identified two essential elements for the development of statistical literacy. The results show that DATA is contained in statistical literacy, thinking and reasoning, this means that to be statistically literate we must know why data are necessary and how data can be produced, recognize the need for data and reason about it. The results also point to Familiarity with graphic and tabular displays and their interpretations; Transnumeration, which is the change of representation records to enable understanding of the problem. , and Reasoning about data representation, understanding how to read and interpret graphs, how each type of graph is appropriate to represent a set of data; recognize the general characteristics of a distribution through the graph, observing the shape, center and variability.

Keywords: Statistical Education; Reasoning; Thought; Data analysis; Criticality. 

Palavras-chave


Educação Estatística; Raciocínio; Pensamento; Análise de dados; Criticidade.

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ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020