UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DE ENSINO UTILIZANDO O CICLO INVESTIGATIVO PARA A PROMOÇÃO DO LETRAMENTO ESTATÍSTICO NO CONTEXTO ESCOLAR

Anderson Luiz Lunardelli, Marcelo Falcão, Emília Gil, Brenda Graff, Miriam Cardoso Utsumi

Resumo


Este artigo tem por objetivo apresentar uma análise sobre as potencialidades de uma Sequência de Ensino construída pelos autores, no âmbito de uma disciplina de pós-graduação, para promover o conhecimento estatístico de estudantes da 2.º série do Ensino Médio. A temática foi contextualizada com um dos objetivos do Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas, e a elaboração da sequência seguiu as etapas de um ciclo investigativo: Problematização, Planejamento, Dados, Análise e Conclusão. A análise realizada à luz do modelo do Letramento Estatístico proposto por Gal mostra que a proposta tem potencialidade para mobilizar os elementos de conhecimento e os de disposição do modelo, ao longo das etapas do ciclo investigativo e pode, portanto, desenvolver o Letramento Estatístico dos estudantes.


Palavras-chave


Educação Estatística; Letramento Estatístico; Sequência de Ensino; Ciclo investigativo



ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020