O ENSINO DE ESTATÍSTICA E AS SUAS ARTICULAÇÕES COM OS NÚMEROS RACIONAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA TURMA DO 5º ANO
Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar e discutir uma experiência em sala de aula envolvendo o ensino de Estatística com estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da Rede Estadual da cidade de São Paulo. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa e que, para examinar a estrutura do processo de obtenção de informação, faz uso da triangulação de técnicas metodológicas. Os resultados gerados evidenciam que os estudantes conseguiram desenvolver a capacidade de construção de tabelas e gráficos de forma satisfatória, com uma articulação possível com o estudo dos números racionais. Além disso, foi possível oportunizar um protagonismo e a oportunidade de construírem, de forma colaborativa, os dados e a posterior análise. Em suma, essa experiência proporcionou conexões intra matemáticas possibilitando uma articulação entre os conteúdos estatísticos e a unidade temática números ao explorar os números racionais, contribuindo para que os estudantes pudessem vivenciar experiências dentro e fora da escola, favorecendo a construção de suas identidades e posturas críticas, éticas e responsáveis, apoiando-os para a formação integral e o exercício da cidadania.
Palavras-chave
Ensino de Estatística; Números racionais; Conexões intra matemática; Ensino Fundamental.
Texto completo:
PDFISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020