IMPACTOS DO USO DE MÍDIAS SOCIAIS NA AUTOIMAGEM DE ADOLESCENTES: UMA PROPOSTA DE SEQUENCIA DE ESTÁTISTICA NO ENSINO MÉDIO

Suedy Santos Azevedo, Jefte Fernando de Amorim Barbosa, Cristiane de Arimatéa Rocha

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo relatar a construção de uma sequência de ensino investigativo elaborada para o desenvolvimento do letramento estatístico no Ensino Médio. A proposta se desenvolve seguindo o Ciclo Investigativo PPDAC e versa sobre a temática do impacto das mídias sociais na autoimagem de adolescentes. A sequência segue as orientações da Base Nacional Curricular Comum e pretende integrar os estudantes do 1º e 3º ano do Ensino Médio nas diferentes etapas do ciclo, desde o problema, a coleta de dados até as análises, fortalecendo o letramento estatístico dos estudantes e ampliando a compreensão de sua autoimagem e dos impactos das mídias na sociedade. Independentemente de não haver sido validada na prática, considera-se que a sequência elaborada favorável a aprendizagens de estatística.


Palavras-chave


Letramento Estatístico; Autoimagem; Mídias Sociais; Sequência de Ensino.

Texto completo:

PDF


ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020