DESVENDANDO OS VOTOS: UMA AVENTURA ESTATÍSTICA INTERATIVA

Pedro Henrique Barcarolo, Elisandra Konflanz, Vanessa Maria Chagas, Alessandro Augusto Guerra Junior, Mauren Porciuncula

Resumo


Este texto tem como objetivo apresentar uma sequência de ensino que busca proporcionar a alunos do 5º ano do Ensino Fundamental a possibilidade de vivenciar um processo eleitoral para representante de turma. Para subsidiar o estudo, busca-se estabelecer um diálogo com as teorias de Letramento Estatístico, Cenários para Investigação e Educação Matemática Critica. A sequencia está divida em seis momentos, totalizando 28 horas/aula e foi pensada para ser aplicada em quaisquer contexto escolar. Acredita-se que a o desenvolvimento da sequencia proporciona a promoção de ideias fundamentais do Letramento Estatístico, além de construir a ideia do argumento desde os anos iniciais, pautados em fontes e informações verídicas, auxiliando em suas tomadas de decisões sociais.


Palavras-chave


: Letramento Estatístico; Sequencia de Ensino; Processo Eleitoral

Texto completo:

PDF


ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020