SEQUÊNCIA DE ENSINO E LETRAMENTO ESTATÍSTICO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA

Leila de Souza Mello, Ketlen de Castro da silva, Bianca Roberta de Souza, Laís Rosa Cavalcanti, Mauren Porciúncula Moreira da Silva

Resumo


O presente artigo trata de um relato do processo de construção de uma Sequência de Ensino realizada por alunas/pesquisadoras como parte das tarefas da disciplina de “Tópicos em Educação Matemática 2” com foco no Letramento Estatístico, do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A referida disciplina, por ser realizada na modalidade à distância, permitiu a participação de estudantes/pesquisadores renomados, não só no Brasil. O objetivo deste relato foi destacar como uma Sequência de Ensino pode contribuir para o desenvolvimento do Letramento Estatístico. Consideramos que a oportunidade de participarmos de um espaço formativo tão diverso e rico nos proporcionou muitas aprendizagens, por meio das trocas de experiências, relatos e explanações de pesquisadores renomados, inclusive, fora do Brasil. As aprendizagens realizadas nesse processo se refletiram não só na nossa vida acadêmica, como na vida profissional.


Palavras-chave


Letramento Estatístico; Sequência de Ensino; Relato de experiência.



ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020