LETRAMENTO ESTATÍSTICO NO ENSINO MÉDIO: UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO EXPLORANDO CONCEITOS ESTATÍSTICOS E REFLEXÕES PROBABILÍSTICAS

Kaiomarcos Luciano Santos Ferreira, Aldeci Pereira dos Santos, Caroline Melo de Oliveira, Cassio Cristiano Giordano, Mauren Porciúncula Moreira da Silva

Resumo


Este trabalho tem como objetivo apresentar uma Sequência de Ensino planejada e idealizada no segundo semestre de 2023 como produto final da disciplina transversal de Letramento Estatístico, oferecida pelo Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica – PPGEdumatec da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS), a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A Sequência de Ensino foi intitulada como "A presença da probabilidade em situações reais" e é destinada ao 3º ano do Ensino Médio. Consideramos que esse público encontra-se na fase final do ciclo básico de estudos e, ao longo da vida, estarão expostos a informações com linguagem Estatística e probabilística por meio da mídia ou outros canais de comunicação. A sequência buscou explorar não apenas os conceitos estatísticos, mas também refletir com os estudantes sobre a importância do Letramento Probabilístico. Nesse sentido, ela foi elaborada seguindo as etapas do Ciclo Investigativo (PPDAC). Para a Sequência de Ensino, propomos uma proposta de aprendizagem colaborativa, buscando incentivar uma participação ativa dos estudantes nas etapas que serão desenvolvidas, permitindo que promovam debates entre si. Assim, esperamos que as sugestões indicadas auxiliem o trabalho do professor em sala de aula e que possam evidenciar para os estudantes a importância de desenvolver habilidades críticas, especialmente diante da frequente divulgação de informações que fazem uso da linguagem Estatística e probabilística.

Palavras-chave


Letramento Estatístico; Letramento Probabilístico; Sequência de Ensino; Pesquisa de Opinião

Texto completo:

PDF


ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020