DELINEANDO O CENÁRIO DA FORMAÇÃO ESTATÍSTICA DO FUTURO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DE PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS

Sandra Cristina Martini Rostirola, Elisa Henning, Ivanete Zuchi Siple

Resumo


Na sociedade contemporânea, cada vez mais orientada por dados, a prática da cidadania frequentemente requer habilidades estatísticas, as quais são desenvolvidas, principalmente, durante o processo de educação formal. Nesse contexto, cabe ao educador matemático fomentar o desenvolvimento de tais habilidades. Portanto, é crucial que, durante sua formação inicial, o educador adquira competências relacionadas ao ensino da Estatística. Com esse propósito, este estudo investiga as abordagens de formação presentes nos projetos pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Matemática no Brasil, para a compreensão do processo de formação estatística do educador. A metodologia adotada foi de natureza documental, combinando análise quantitativa e qualitativa com o auxílio do software Iramuteq. Os resultados revelam que os cursos de Licenciatura em Matemática oferecem poucas disciplinas dedicadas à Estatística, havendo ainda uma escassez significativa de abordagens específicas sobre Educação Estatística. Esse estudo traz observações e argumentos os quais permitem que as instituições de ensino superior repensem a necessidade de aprimoramento de seus projetos pedagógicos no que diz respeito à formação estatística do educador. Ademais, contribui para o debate sobre a importância da inclusão de aspectos relacionados ao letramento, pensamento e raciocínio estatístico nas diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores, aspectos estes que, até o momento, são pouco desenvolvidos nesses documentos.

 


Palavras-chave


Educação Estatística; Estatística; Licenciatura em Matemática; Projeto Pedagógico de Curso



ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020