PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES QUE ENSINAM ESTATÍSTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Márcio Urel Rodrigues, Acelmo Jesus Brito

Resumo


No presente artigo, apresentamos os resultados de uma pesquisa que objetivou investigar as práticas pedagógicas de professores que ensinam Estatística nos anos iniciais do Ensino Fundamental para o desenvolvimento do letramento estatístico dos alunos. Utilizamos uma abordagem qualitativa para descrever e interpretar os dados provenientes de um questionário online – via Google Docs –, respondido por 130 professores que ensinam Matemática durante um curso de extensão realizado no ano de 2023. Realizamos uma sistematização dos dados por meio da Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (1977) e Rodrigues (2019), a qual proporcionou a constituição de oito Unidades de Registro que nos conduziram a duas Categorias de Análise: i) Aspectos da Prática Pedagógica de Professores no Ensino de Estatística; (ii) Possibilidades Formativas dos Conhecimentos de Estatística nos Anos Iniciais. Os resultados indicam que existem quatro aspectos e duas necessidades latentes que os professores precisam considerar em suas práticas pedagógicas, para proporcionar o desenvolvimento do letramento estatístico dos alunos em sala de aula desde os anos iniciais do Ensino Fundamental.


Palavras-chave


Letramento Estatístico; Anos Iniciais; Prática Pedagógica; Professores que ensinam Estatística

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ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020