UM OLHAR PARA A COMPETÊNCIA CRÍTICA DE ESTUDANTES DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO EM ATIVIDADES DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICOS E TABELAS

Andréa Pavan Perin, Celso Ribeiro Campos

Resumo


Este texto tem o objetivo de discutir e analisar o desenvolvimento da competência crítica de estudantes do 1º ano do Ensino Médio em uma atividade de leitura, interpretação e produção textual de gráficos e tabelas. A abordagem pedagógica aqui descrita e analisada, que inclui a produção textual dos estudantes acerca de suas compreensões sobre gráficos de tabelas, foi realizada com duas turmas do primeiro ano do ensino médio, cada turma com aproximadamente 30 estudantes. Os resultados foram examinados segundo os pressupostos da metodologia análise narrativa. A análise dos resultados mostrou que os estudantes mobilizaram diferentes saberes (habilidade de letramento, conhecimento estatístico, conhecimento matemático, conhecimento contextual, questionamento crítico) durante a realização da atividade. No que diz respeito a competência crítica, o seu desenvolvimento ficou evidente nas considerações dos estudantes ao fato social, político, científico, etc. apresentado

Palavras-chave


educação estatística; educação crítica; gráficos; letramento estatístico

Texto completo:

PDF


ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020